*

*






O

O


quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Exportadora de produtos de sisal do RN desenvolve projeto para incentivar plantação de agave no Estado

Única empresa fabricante de produtos manufaturados com fibra de sisal do Rio Grande do Norte, a Sisaltec está desenvolvendo uma série de ações para implantação de um programa de incentivo a cultura do agave, planta de onde é produzida a fibra de sisal.

Junto com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (FETARN) está sendo debatido um projeto para melhoria dos campos existentes e recuperação dos campos abandonados, além de ampliação de novas áreas para o cultivo.



Nesse foco, o assessor da Fetarn, engenheiro agrônomo Joseraldo Medeiros do Vale, esteve com os pesquisadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, unidade de Campina Grande – PB) Odilon Reny Ferreira e Waltemilton Vieira Cartaxo , ambos com vasta experiência no agronegócio do sisal, e visitaram a Sisaltec. Eles conheceram todo trabalho desenvolvido pela industria.

A diretoria da empresa, que exporta desde 2016 fio agricola de sisal para os Estados Unidos, apresentou as inovações e ideias já implantadas. Um dos destaques abordados na reunião foi a perspectiva da ampliação dos negócios no mercado internacional e nacional a partir da crescente preocupação mundial com o meio ambiente.

Os diretores da Sisaltec estiveram com os engenheiros da Fetarn e Embrapa na área rural de João Câmara, mostrando a realidade atual dos campos no Estado, que no passado já chegou a produzir 8.000 toneladas por ano e hoje não chega nem a 1.500 toneladas. Os diretores da indústria ressaltaram a necessidade urgente do projeto de reorganização e ampliação do cultivo de agave no Rio Grande do Norte. O projeto, que melhora a qualidade e produtividade, visa tornar esse cultivo uma atividade mais rentável e convidativo para os trabalhadores rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário