*

*






O

O


sexta-feira, 28 de julho de 2017

Hemonorte promove encontro com pacientes falcêmicos

Imagem relacionada
O Departamento de Hematologia do Hemonorte em parceria com a Associação dos Pacientes Falsêmicos do RN realizaram nesta sexta-feira (28), no auditório da Unidade, um encontro com os pacientes portadores de anemia falciforme, com o objetivo de orientar a família e o paciente a descobrir rapidamente os sinais de gravidade da doença, tratar adequadamente as crises e praticar medidas de prevenção.

A anemia falciforme é uma doença genética, incurável que tem como característica principal a alteração dos glóbulos vermelhos do sangue. No RN, mais de 250 portadores da doença são tratados no Hemonorte, Centro de referência em hematologia e hemoterapia no Estado. A anemia falciforme pode ser diagnosticada precocemente através dos teste do pezinho, que é realizado no recém-nascido.

De acordo com o Chefe da Hematologia do Hemonorte, Frank Bahia,”quanto mais conhecimento o paciente tiver sobre a doença, mais fácil fica lidar com ela e com as intercorrências que acontecem. A descoberta de novas medicações e tratamento tem proporcionado ao falcêmico uma melhor qualidade de vida”.

Entre os principais sintomas estão a anemia crônica (causada pela rápida destruição dos glóbulos vermelhos), Icterícia (cor amarelada na pele e mais visivelmente no “branco dos olhos), Síndrome mão-pé (inchaço muito doloroso na região dos punhos e tornozelos e crises dolorosas, principalmente em ossos, músculos e articulações).

Nenhum comentário:

Postar um comentário