*

*






O

O


domingo, 30 de agosto de 2015

Tatuador DF faz desenho 3D para 'devolver' seio a vítimas de câncer

Antes e depois da tatugem reconstrutiva  (Foto: (Foto: Bruno Budega/Divulgação))
Um artista de Taguatinga, no Distrito Federal, faz tatuagens "tridimensionais" gratuitas para mulheres que passaram por reconstrução de mama em decorrência de câncer ou outras doenças. O desenho reconstitui os mamilos das pacientes e devolve a elas autoestima e qualidade de vida, segundo o artista Bruno Pessoa

Mulheres que passaram pelo procedimento de reconstrução do seio conseguem recriar o tamanho e a forma da glândula, mas não a aréola e o mamilo. A tatuagem 3D “devolve” o mamilo às mulheres que passam pela cirurgia.

Para fazer o desenho, Pessoa mede a proporção dos seios e seleciona pigmentos que vão dar a sensação de realidade ao trabalho final. Ele diz que teve de se especializar na técnica para que o resultado ficasse bom. “Eu tenho que usar a técnica 3D que é a perspectiva de cor e luz. Tive que me especializar também nos pigmentos. Isso é o mais importante, é isso que dá a realidade. Quando mais escura a pele, mais difícil o trabalho”, disse.

O artista que tem 25 anos de carreira conta que no começo cobrava até R$ 600 por tatuagem, mas escolheu há cerca de cinco anos passar a fazer o serviço de graça por se comover com as histórias que escutou ao longo dos anos. “Antes eu cobrava, mas de tanto escutar as histórias de superação e o que cada mulher passou para ter aquela cicatriz, isso mexeu com o meu coração e eu parei de cobrar”, disse Pessoa.

A comerciante Edilene Vaz, de 47 anos, teve um câncer de mama diagnosticado em 2007 e só foi considerada curada em 2009. Ela passou por uma mastectomia e passou dois anos sem a mama. Ela realizou o procedimento da tatuagem em maio deste ano e diz que agora se sente completa.

“Eu sentia que faltava alguma coisa. Para a mulher o seio é tudo. Tinha gente que me falava: ‘Ah, mas é melhor você ficar sem o seio do que sem uma perna’. Mas faz falta do mesmo jeito. Quando fiz a tatuagem, me senti completa novamente. A partir do momento que fiz, tive a impressão de que agora sim tudo estava de volta ao lugar”, disse.

A aposentada Maria dos Reis, de 72 anos, teve câncer diagnosticado em 2011 está na fila de espera para o procedimento. Ela disse que espera obter um bom resultado com a tauagem e, com isso, recuperar o humor.

“Eu acho que vai ser muito bom, vai levantar o meu astral. Eu me sinto muito incomodada quando vou trocar a roupa perto de alguém. A gente fica constrangida e por isso eu quero fazer para melhorar a autoestima. Não conheço ninguém que fez, mas estou na expectativa de que fique como as fotos que ele me mostrou das pessoas que já fizeram”, disse Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário