*

*






O

O


quarta-feira, 29 de outubro de 2014

RN pretende vacinar 1,2 milhão de bovinos contra aftosa em novembro


Segundo Adepará, existem na região 168 mil cabeças de gado. (Foto: Reprodução/TV Tapajós)
O Instituto de Defesa de Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte(Idiarn) estima a vacinação de 1,2 milhão de bovinos entre os dias 1 e 30 de novembro, período da segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa. Em maio deste ano, o estado foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre da febre aftosa com vacinação.

A mudança de status veio após cinco anos e começou ainda em maio de 2013, quando o estado concluiu o inquérito soroepidemiológico e foi reclassificado nacionalmente como zona livre da aftosa com vacinação. Com o anúncio desta manhã, o RN cumpre a expectativa do orgão internacional de ser reconhecido fora do Brasil como livre da doença.

Em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, a prefeitura divulgou um calendário de visitação da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos. As quatro vão a 133 comunidades rurais da cidade para vacinar os rebanhos de pequenos criadores que possuem até 25 cabeças de gado. Os agricultores familiares receberão a vacina de graça.



Calendário em Mossoró
No dia 3 de novembro serão visitadas as comunidades Independência, Pedra Branca, Pajeú, Jucuri, Cristais, Forno Velho, Cabelo de Negro e Solidão. No dia seguinte as equipes vão às comunidades Nova Esperança, Cheiro da Terra e Sol Nascente, Riachinho, Rancho da Caça, Cigano, São Francisco, Barrinha e Sereno.

No dia 5 de novembro será a vez das comunidades Riacho Grande, Fazenda Nova, Terra Nossa, Santa Elza, Lagoa do Xavier e Serra Mossoró. Já no dia 6 serão visitadas as comunidades Oiticica, Florânea, Córrego Mossoró, Arisco I e I, Lajedo e Coqueiro.

As últimas visitas ocorrem no dia 7, nas comunidades Recanto da Esperança (Alagoinha), Cajazeiras I e II, Puxa Boi, Jurema, Boa Fé e Pau D'arco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário