*

*






O

O


sábado, 30 de novembro de 2013

Como conectar videogames antigos nas TVs de LED e LCD; saiba

consolesantigos01
pesar do tempo que separa o lançamento dos primeiros consoles caseiros para os dias de hoje, incrivelmente a maioria dos videogames mais populares das décadas de oitenta e noventa ainda apresentam componentes compatíveis com os televisores modernos. Certamente alguns aparelhos podem ter problemas com sinais analógicos, mas na teoria a maioria das TVs disponíveis no mercado atual deveria ser capaz de ler as informações enviadas por um Nintendo ou um Master System.
O Nintendo pode se conectar via RF Box ou Cabos RCA (Foto: Reprodução / Tehctudo)


Os três tipos de conexão mais comuns nos dias de hoje são o HDMI, o RCA e o cabo Coaxial. Dessas três, os dois últimos já eram empregados para fazer o videogame funcionar desde os anos 80. O HDMI é o melhor deles justamente por ser o responsável por sinais digitais em alta definição. Entre os sinais usuais, o RCA é bem superior ao Coaxial, que perdia qualidade ao “espremer” sinais de áudio e vídeo em apenas um cabo.
Para tornar esta explicação mais prática, explicaremos o passo a passo de como instalar os dois consoles mais populares da década de 80 e da década de 90, cujo o funcionamento pode ser copiado por qualquer outro console do período.
Como instalar o Nintendo através do Cabo Coaxial
O Nintendo foi o videogame mais vendido da década de oitenta, com 62 milhões de unidades. Apesar de ele vir também com entradas RCA que tornam o processo de conexão ainda mais fácil, utilizaremos a tradicional ‘caixinha’ (chamada de RF Box) que era a mesma de outros sistemas da época como o Atari e o Master System.
1. Conecte o cabo da RF Box no seu console, que já pode estar devidamente ligado na tomada mais próxima.
2. A saída da ‘caixinha’ ou RF Box pode ser conectada na entrada coaxial da sua TV, normalmente associada a Antena, Cabo ou TV via Satélite. Se esta conexão estiver ocupada solte o cabo anterior e providencie um adaptador para duas entradas em uma.
Conecte sua RF Box através da entrada Coaxial da sua TV (Foto: Reprodução / Techtudo)
3. Mude o canal da sua TV para o canal que está selecionado pelo videogame. No caso de nossos televisores modernos isso requer também escolher a entrada de vídeo certa, normalmente estes canais estarão na modalidade ‘Ar’ ou ‘Cabo’ no seu menu.
4. Ligue o videogame, se o canal estiver correto ele deverá aparecer imediatamente na tela. Do contrário faça uma nova verificação pelas diferentes entradas (Input Sources) do menu da sua televisão. Muitas vezes é igualmente necessário fazer uma nova sintonia dos canais, para isso deixe o console ligado e toque nesta opção até encontrar o canal designado.
5. Divirta-se com os grandes clássicos que você irá jogar.
Para televisores que não tenham entrada Coaxial, você sempre poderá tentar outras coisas: como um adaptador de coaxial para RCA, ou utilizar as entradas de outros aparelhos conectados a sua TV como seu DVD/Bluray ou o receptor da TV a cabo.
Como instalar o Super Nintendo através do cabo RCA
O Super Nintendo foi o terceiro videogames mais vendido da década de noventa, perdendo apenas para o Gameboy e para o PlayStation. Todos os consoles caseiros deste período como o Mega Drive e o Nintendo 64 se conectavam a TV através da entrada RCA.
O Super Nintendo tem três formas de conexão possíveis, RF Box, RCA e S-video (Foto: Reprodução / Techtudo)O Super Nintendo tem três formas de conexão possíveis, RF Box, RCA e S-video (Foto: Reprodução / Techtudo)
1. Conecte o seu SNES que já pode estar devidamente ligado na tomada mais próxima com o cabo especial para entradas RCAs.
2. Conecte os cabos RCAs nas entradas respeitando as cores indicadas. Amarelo para vídeo, Vermelho para o áudio direito e Branco para o áudio esquerdo. Se a sua TV não for estéreo, utilize apenas o vermelho, ou apenas o branco, conforme indicado nos conectores da TV.
3. Ligue o videogame e a televisão. Basta agora procurar pela entrada certa, normalmente ele estará em VIDEO 1,2 ou 3, mas não deve ser difícil de encontrar.
4. O Seu videogame estará funcionando sem problemas. Divirta-se com os grandes clássicos que você irá jogar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário