*

*






O

O


sábado, 31 de março de 2012

Dossiê: Abastecimento de água em Santa Cruz é precário

Torneirassemagua
"Faz dois dias que não tomo banho por não ter água para as necessidades básicas". A frase é de uma senhora, que não quis se identificar, que mora no Barro Vermelho, setor próximo a Fama Casa Show e um dos piores para ser abastecido em Santa Cruz.

A senhora conta que em sua casa tem caixa, mas que faz cerca de 16 dias que não chega água. "O povo fala que está faltando água, um problema na adutora, mas para mim ela sempre está com problema", explicou à consumidora. De acordo com ela, o abastecimento de água é precário o ano todo. "Chega água 5, 6 dias no mês e a conta vem como se fossemos abastecidos com água todos os dias, é revoltante", concluiu a senhora.

Santa Cruz vive um caos com a falta de água há exatamente uma semana. De acordo com o SAAE, dois problemas consecutivos na Adutora Monsenhor Expedito fizeram com que o abastecimento fosse interrompido por alguns dias, e o SAAE está trabalhando com apenas 25% de sua capacidade. Com isto, os setores estão demorando cerca de 8 dias para receber água.
SAAE-Santa-Cruz-RN
Mas, no cotidiano a situação não é tão diferente. O SAAE abastece Santa Cruz em um sistema de rodízio entre os 4 setores da cidade. Cada dois setores é abastecido por 48h, ficando outros dois setores sem abastecimento neste período. Só neste processo, a população perde dois dias em cada quatro de abastecimento de água. Nos setores mais baixos, com casas com reservatórios de água, o problema é mínimo, mas em setores altos, o problema é preocupante. Com o rodízio de 48h, nos setores baixos, as casas recebem água por este tempo, mas nos setores mais altos, o abastecimento chega a cerca de 12h apenas em todo o processo que dura 96h, pois o abastecimento é gradativo dos locais mais baixos para os mais altos, deixando locais como próximo ao Fama Casa Show, Alto do Cruzeiro, Conjunto Cônego Monte, Alegre, Cega Matilde, entre outros, com abastecimento totalmente prejudicado.

Mas, além destes setores mais altos terem o abastecimento em tempo menor, em boa parte dos rodízios de 48h, a água não chega aos setores mais altos, fazendo com que muitas casas, como a da colaboradora desta matéria, o abastecimento é de 5 ou 6 dias apenas em todo o mês. Outro grave problema é que nos setores mais altos moram pessoas carentes e, em sua maioria, não tem reservatório de água, necessitando ter água todo tempo para sua subsistência.
adutora_monsenhor_expedito
O SAAE explica que recebe da CAERN, através da Adutora Monsenhor Expedito, cerca de 250 m³ de água por hora e que o ideal seria o dobro desta vazão para atender todo o município sem maiores danos. Já a CAERN explica que está trabalhando para duplicar adutora, mas que a água enviada não era para causar tantos problemas.

Cada instituição joga a culpa para a outra, contudo o maior prejudicado é a população, que em seu cotidiano, vive uma situação precária no bem de maior necessidade da população, a água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário