*

*






O

O


terça-feira, 30 de agosto de 2011

DESTAQUES DE HOJE EM JORNAIS BRASILEIROS

Mantega: medidas protegem Brasil de possível piora da crise. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o aumento da meta de superávit primário anunciado ontem tem como objetivo proteger o país dos possíveis efeitos da uma piora da crise internacional. "A economia mundial vive um momento delicado, em que os países avançados podem caminhar para a recessão," disse Mantega em mensagem gravada para evento de empresários, em São Paulo.

Economistas descartam corte imediato da taxa de juros. Foi uma boa tentativa, mas a elevação da meta de resultado das contas públicas em 10 bilhões de reais não será suficiente para convencer o Banco Central (BC) a cortar a taxa de juros na reunião que começa hoje e termina amanhã do Comitê de Política Monetária (Copom). Essa é a avaliação dos economistas José Francisco de Lima Gonçalves, do Banco Fator, e Fernando Montero, da Corretora Convenção.

Mudança vai obrigar Petrobras a importar mais gasolina. A diminuição da proporção de álcool na fórmula vai obrigar a Petrobras a comprar mais gasolina no exterior. "Com essa redução, teremos de importar mais gasolina para suprir o mercado. Mas, só teremos uma estimativa amanhã (hoje)", disse o diretor de Abastecimento da Petrobrás, Paulo Roberto Costa. Pelos cálculos de especialistas, se a redução do etanol fosse hoje, poderia haver uma ligeira queda de preço na bomba, já que o álcool sai das usinas a 1,30 real o litro, enquanto o preço da gasolina na refinaria está em 1,05 real.

Ação contra Gol pede devolução de R$ 39,4 milhões. O Ministério Público do Distrito Federal ingressou ontem com uma ação civil pública contra a Gol, pedindo o ressarcimento de 39,441 milhões de reais pela cobrança indevida de um título de capitalização batizado de seguro de viagem premiada . De acordo com o Ministério Público, o consumidor era obrigado a pagar três reais a cada bilhete emitido.

Embraer recebe pedido de compra de 10 aviões da Kenya Airways. A Embraer recebeu o pedido de compra de 10 aviões da Kenya Airways, disse Tutus Naikuni, presidente da empresa queniana, para jornalistas em Nairobi, informa a Bloomberg. A Embraer ainda recebeu da Kenya Airways a opção de compra de outras 16 aeronaves. Os aviões serão entregues entre julho do ano que vem e 2013.

Inflação pelo IGP-M fica em 0,44% em agosto, aponta FGV. Após dois meses em queda, a deflação chegou ao fim no Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M). O indicador subiu 0,44% em agosto, após cair 0,12% em julho, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A taxa mensal foi a maior em quatro meses, mas ficou dentro das estimativas dos analistas do mercado financeiro (entre 0,32% e 0,47%), sendo, no entanto, superior à mediana das projeções (0,41%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário