*

*






O

O


domingo, 19 de novembro de 2017

Com ajuda de coração artificial, médicos de Botucatu salvam a vida de jovem de Cafelândia

Jovem Jean Carlos, de Cafelândia, foi salvo por médicos de Botucatu com uso
equipe médica do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu e uma família de Cafelândia (SP) comemoram o sucesso de uma cirurgia cardíaca considerada inédita no Centro-Oeste Paulista e que salvou a vida de um jovem de 23 anos.

Jean Carlos Américo Ferraz Cardoso começou a sentir-se mal e foi internado Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) com endocardite, uma grave infecção no coração. Conforme a doença avançava, o coração enfraquecido já não bombeava sangue e o rim parou de funcionar.

Como o quadro piorava e não havia tempo de esperar por um transplante, os médicos optaram pela técnica de utilizar um coração artificial para manter o paciente vivo, enquanto o coração “de verdade” se recuperava.Marcello Laneza Felicio, chefe de cirurgia cardíaca do HC da Unesp de Botucatu, explica uso do coração artificial no caso do jovem de Cafelândia (Foto: Reprodução / TV TEM)
Segundo Marcello Laneza Felicio, chefe de cirurgia cardíaca do HCFMB, a utilização do coração artificial é mais comum como ponte para o transplante enquanto o paciente aguarda na fila. No caso de Jean Carlos, o coração artificial foi utilizado como forma de garantir recuperação do músculo cardíaco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário