*

*






O

O


sábado, 11 de fevereiro de 2017

Hospital Onofre Lopes realiza primeira neurocirurgia neonatal

5ab04b6e-bc87-50c0-8d7a-f390765a0690
Na última quarta-feira, 08, pela primeira vez em sua história, o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizou uma cirurgia de correção de mielomeningocele, para reparação de malformação congênita da coluna vertebral de uma recém-nascida.

A complicação foi identificada após o parto, na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), onde a pequena paciente nasceu com as meninges, a medula e as raízes nervosas expostas.

Imediatamente, o neurocirurgião Guilherme Lima e o anestesiologista Ricardo Medeiros foram acionados e, com apenas 16 horas de vida, a menina adentrava o centro cirúrgico do Onofre Lopes para tratamento, cuja emergência exige intervenção até 48 horas após o nascimento.

A equipe envolvida no procedimento contou ainda com duas técnicas de enfermagem, Gleide Adeliana e Geilza Vicente, e outros três médicos: a residente em neonatologia da MEJC, Márcia Moisés, e os residentes em neurocirurgia do HUOL, André Corsino e Rivus Arruda. O último, acompanhando a conduta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário