*

*






O

O


terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Golpe no WhatsApp diz mostrar quem adicionou você e 'empurra apps'

[marca] WhatsApp (Foto: Aline Batista/TechTudo)
Um novo tipo de golpe no WhatsApp tem se espalhado no Brasil. Segundo a PSafe, o ataque ocorre apenas em telefones com Android, oferecendo uma suposta nova função para que o aplicativo mensageiro revele quais pessoas o adicionaram o número do usuário. Exigindo, porém em troca, que o dono do número do celular compartilhe a novidade com outras pessoas usando o mesmo app e baixe outros aplicativos. Os dados da fabricante de antivírus indicam que mais de 260 mil pessoas foram afetadas no país somente na primeira semana de 2017.
Golpe engana usuários oferecendo função falsa para o WhatsApp (Foto: Divulgação/Psafe)
O golpe se espalha através de usuários do WhatsApp interessados na falsa novidade, que são obrigados a compartilhar o link com pelo menos dez amigos ou cinco grupos diferentes para ter acesso ao recurso — o processo não funciona. Ao clicar no botão, a vítima é levada a uma página com as informações de como liberar a função, que incluem o download de outros aplicativos.
Os programas baixados através do golpe não são necessariamente maliciosos ou contém vírus. Porém, este passo é sugerido e obrigatório para "conquistar a nova função" para que os criminosos ganhem dinheiro com propaganda cada vez que um software é baixado usando este método.



 
 Para se proteger deste tipo de ataque, a Psafe recomenda que os usuários possuam um programa antivírus atualizado instalado em seus celulares para evitar downloads de apks e outros não autorizados, use apenas redes protegidas com senha e evite clicar em links pouco confiáveis em mensagens do WhatsApp, já que esta é uma das formas mais comuns de disseminar infecções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário