*

*






O

O


quinta-feira, 21 de julho de 2016

Dez coisas que podem matar e você não sabia

caveira

Conhecemos muitas substâncias perigosas que podem oferecer riscos, geralmente produtos tóxicos e similares, porém, existem coisas comuns em nosso cotidiano que também podem levar à morte, seja por excesso ou por consumo de forma errada. Veja agora 10 situações em que sua vida corre perigo:

Café
Acredita-se que a cafeína presente em 70 copos de café pode levar uma pessoa de 70 kg à morte por parada cardíaca – oriunda do excesso de palpitações.

Álcool
O álcool age como uma espécie de calmante. Cerca de 13 doses de bebidas alcóolicas podem ser fatais, desligando o sistema respiratório ou cardíaco.

Sal
O sódio em excesso pode causar um encolhimento celular mortal, conhecido como hipernatremia. Sendo principalmente perigoso quando há pouco ou nenhum consumo de água.

Líquido em excesso
Recentemente, uma britânica morreu após consumir seis litros de água em seguida, após uma caminhada longa. Os médicos disseram que o excesso causou pressão em seu crânio, movimentando os tecidos cerebrais e, finalmente, causando “morte cerebral” por uma condição chamada “hiponatremia associada ao exercício” (EAH).

Prender a respiração em um mergulho
Quatro minutos debaixo d’água é o suficiente para danificar o cérebro, caso a respiração esteja sendo controlada. Atingir os seis minutos pode levar à morte. Isso acontece com amadores, pois mergulhadores treinados possuem condições de ficar mais tempo debaixo da água sem respirar.

Altura
Quando se está a 8 mil metros acima do nível do mar, é difícil deixar o corpo se acostumar, com seus processos fisiológicos. Esta é a chamada “zona da morte”. Uma pessoa muito alta também pode sofrer, como o caso de Robert Pershing Wadlow, um norte-americano da década de 30 que alcançou os 2,7 metros de altura e teve problemas circulatórios e pressão excessiva nos ossos, levando-o à morte aos 22 anos.

Chocolate
Abusar no chocolate é perigoso. A teobromina presente no chocolate, quando ingerida em grande quantidade, pode causar desidratação, problemas digestivos, ataques epiléticos e, finalmente, a morte. Obviamente, seria uma quantidade exagerada: é preciso consumir 85 barras seguidas de chocolate ao leite.

Maconha
Apesar de ser uma tarefa difícil, para correr risco de morte por consumo de maconha é preciso ingerir 22 Kg da droga, ou fumar 680 quilos em menos de 15 minutos. Além disso, a maconha também está associada com distúrbios cardíacos raros que levam à morte. Alguns casos já foram oficialmente registrados na literatura Médica.

Música alta
Cuidado ao ouvir músicas em volume exagerado, pois atingir os 185 decibéis pode explodir seus pulmões, por conta da pressão causada.

Falta de sono
Privar-se do sono é extremamente perigoso a longo prazo. De acordo com alguns estudos, 11 dias seria o tempo máximo para manter alguém vivo sem dormir – embora antes de alcançar esta marca, ocorrem diversas reações adversas graves com o corpo e o raciocínio.
Jornal Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário