*

*






O

O


quarta-feira, 27 de abril de 2016

Feira Internacional da Fruticultura Irrigada é lançada em Mossoró

Melão produzido na Agrícola Famosa é um dos produtos potiguares líderes de exportação (Foto: Anderson Barbosa/G1)
A Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada, a Expofruit, será lançada às 15h desta quarta-feira (27) no Sebrae de Mossoró, na região Oeste potiguar. O evento, que completa 20 anos de realização, acontece de 21 a 23 de setembro na Ufersa, também em Mossoró. A organização estima um público de aproximadamente 15 mil pessoas e uma média de R$ 40 milhões em negócios.

Durante o lançamento serão apresentados históricos destas duas décadas de evento e da trajetória de benefícios que a feira trouxe para a região. Na oportunidade, ainda será também apresentada a campanha publicitária da Expofruit 2016, que terá como tema 'Mais Longevidade para você e seus Negócios'.

“Temos uma expectativa muito grande em relação a feira e já temos bastante procura com relação aos estandes. O setor, no ano passado, aumentou as exportações, o que significa que a cadeia produtiva está bastante satisfeita e positiva. Todo o elo de produção conseguiu aumentar as vendas do nosso setor. Prevemos que a feira consiga atingir seus objetivos e integre os membros da cadeia produtiva, amplie os negócios e mostre a importância do setor para a região de Mossoró e para o Rio Grande do Norte”, afirma Luiz Roberto Barcelos, presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (Coex).

O setor
Atualmente, o setor emprega diretamente 10 mil pessoas na região de forma direta e mais 50 mil postos de trabalho são beneficiados de forma indireta. O melão continua sendo o carro-chefe da produção frutícola do Oeste potiguar, seguido por melancia, mamão e banana. Os frutos são destinados ao consumo interno e a exportação principalmente para países da Comunidade Europeia como: Inglaterra, Holanda, Espanha, entre outros.

Somente em 2015, a produção e exportação de frutas geraram um volume de negócios de mais de US$ 98 milhões para o Rio Grande do Norte. Um importante fator que contribui para a boa aceitação do melão mossoroense no mercado externo é o reconhecimento da qualidade da fruta produzida, que desde 2013 conta com selo de Indicação Geográfica de Origem, reconhecido mundialmente como indicativo de qualidade. A certificação foi concedida após 5 anos de aprimoramento da fruta produzida na região.

Serviço
Evento: Feira Internacional de Fruticultura Tropical Irrigada - Expofruit 2016
Período: 21 a 23 de setembro
Local: Expocenter - Campus da UFERSA - Mossoró/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário