*

*






O

O


terça-feira, 28 de julho de 2015

Funcionário público de Itu diz adaptar moto para funcionar com água

Imagine andar 500 km usando água no lugar da gasolina como combustível para a moto? É o que promete o funcionário público Ricardo Azevedo, morador de Itu (SP). Após seis meses de pesquisas e testes, ele afirma ter conseguido adaptar de forma caseira uma Honda NX 200, ano 1993, para andar utilizando água, que chamou de Moto Power H²O. O G1 acompanhou um teste com a motocicleta usando água captada no rio Tietê, em Salto (SP) (veja no vídeo acima).


Funcionário público de Itu adapta moto para funcionar com água (Foto: Jomar Bellini / G1)
O funcionário público teve a ideia de adaptar a moto para economizar no trajeto até o trabalho em São Paulo. "Foi incentivo também para o meu filho, que trabalha na área química, continuar os estudos", diz.

Ele usou a experiência na área mecânica com os estudos do filho e conhecidos para montar o projeto em casa há seis meses. "Existem pesquisas que mostram uma economia extraordinária com o uso da água porque é um processo infinitamente mais barato", compara.

Cerca de R$ 6 mil já foram investidos no protótipo (entre testes e adaptações), que usa materiais simples como tubos de PVC, mangueiras de plástico, bateria automotiva e um reservatório de água usado em carros.

Azevedo explica que a moto utiliza um processo já conhecido no mundo da química e que vem sendo estudado há anos por cientistas. Após quebrar a molécula de água, em um processo conhecido como eletrólise, o motor da moto utiliza a combustão do hidrogênio para funcionar.

Um aditivo é colocado na água para aumentar a capacidade de transmissão de energia elétrica e ajudar na quebra das moléculas. O funcionário público explica que o gás então é levado até o carburador da moto, única adaptação realizada no veículo.

Funcionário público de Itu adapta moto para funcionar com água (Foto: Fernando de Souza / Staff News)


O processo só é possível porque, separado do oxigênio presente na água (H²O), o hidrogênio tem maior poder de combustão do que, por exemplo, a gasolina. Em um rápido teste usando o gás dos combustíveis presos em bolhas de sabão é possível ver a diferença nas explosões (veja no vídeo).

Funcionário público de Itu adapta moto para funcionar com água (Foto: Jomar Bellini / G1)


Nenhum comentário:

Postar um comentário